PAPANICOLAU

Hoje vou falar sobre algo muito importante para nós mulheres.








O resultado anormal do PAPANICOLAU



Esta postagem não pretende substituir a atenção médica.Somente o seu dr. pode diagnosticar e tratar um problema medico.



ENTENDENDO SEU DIAGNÓSTICO E AS OPÇÕES PARA O SEU TRATAMENTO



O PAPANICOLAU TE DÁ TEMPO!!



O exame "papanicolau"  ou preventivo se usa para descobrir a presença de mudanças anormais nas células do cérvix (colo do útero ou útero), que é a parte mais baixa do útero.

Se os resultados do papanicolau foram positivos ou anormais, você provavelmente estará preocupada e sem saber o que fazer. Você necessitará que lhe sigam revisando, para diagnosticar ou tratar qualquer mudança que o papanicolau tenha descoberto, antes que se convertam em algo mais sério.

Felizmente quando esses problemas se descobrem a tempo, quase sempre se pode tratar no consultório médico.



SALVAÇÃO DE VIDAS



Desde os anos 40, o papanicolau há salvado a vida de muitas mulheres que antes morriam pelo câncer cervical (colo do útero), que é uma doença silenciosa que raramente dá sintomas. Esta enfermidade avança lentamente ao principio, por isso o exame anual pode descobrir anormalidades nas células cervicais, muito antes que se convertam em câncer. Se descobrirmos antes que passe a outras partes do corpo, o tratamento é seguro e eficaz.



O CÉRVIX PODE SE INFECTAR



Como o cérvix se abre na vagina, os germes que ai se encontram  podem infectar-lo. Às vezes causam doenças sexualmente transmissíveis. Dependendo da infecção, assim pode começar as mudanças anormais nas células cervicais.



QUEM CORRE PERIGO?



Quase todas as mulheres que tem atividade sexual correm certo risco. Este pode aumentar por atividade sexual muito cedo, por fumar e pelas doenças de transmissão sexual.



RELAÇÃO COM AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS



Freqüentemente, os resultados anormais do papanicolau estão relacionados com o vírus papiloma humano (HPV), que causa verrugas venéreas. Este vírus pode mudar o funcionamento das células cervicais.



                                                                                            DIMINUA O RISCO





Mantenha sua saúde limitando o numero de parceiros sexuais. Se você esta começando uma relação sexual, use sempre camisinha.









                                                                            FALE COM SEU COMPANHEIRO




Se o resultado do papanicolau indica uma infecção de HPV fale com o seu companheiro. Como às vezes este vírus não causa sintomas por meses ou anos, seu companheiro poderia estar infectado sem saber. Sugira que ele também consulte um médico.





O PAPANICOLAU



O papanicolau é um exame simples que pode salvar a sua vida. O exame se faz do seguinte modo:


 1- Abre-se a vagina com um especulo para poder ver o cérvix.



2- Suavemente se raspam algumas células do cérvix.



3- As células se colocam sobre um vidro que examinarão no laboratório.








O laboratório informara qualquer mudança na forma ou na cor das células, e o medico lhe explicara os resultados.

O papanicolau analisa e sugere quantas células anormais existem no cérvix. Muitas vezes os resultados anormais não passam de uma inflamação causada por uma infecção na vagia. As mudanças mais graves vão desde o crescimento anormal das células (displasia) até câncer (maligno).



OS RESULTADOS



Se o papanicolau resultou negativo isso quer dizer que todas as células observadas na amostra eram normais..

Se o papanicolau resultou positivo significa que algumas células eram anormais. Os resultados positivos se agrupam em categorias de acordo com a classe de mudança das células. Cada classe descreve a quantidade de displasia presente na amostra, quanto maior a classe, maior a displasia e também haverão mais células afetadas. Às vezes as mudanças das células podem chegar ao câncer se não é tratada.



OS RESULTADOS ANORMAIS PODEM SER CLASSIFICADOS DA SEGUINTE MANEIRA:



• SIL, também chamado sistema Bethesda (lesão escamosa endoepitelial). De baixo ou alto grau.

• Classes II, III, IV E V.

• CIN (lesão cervical endoepitelial) também conhecida como NIC I, II E III.





No resultado normal as células são claras e seus núcleos muito pequenos.




Inflamação classe II: As células podem ser mais escuras com o núcleo um pouco maior.



SIL de baixo grau ( classe III; NIC I-II), O tamanho geral da célula é o mesmo, mas o núcleo é maior.



SIL de alto grau (classe IV; NIC III) O núcleo é grande e escuro, mas ainda tem sua forma normal.



Câncer: As células variam de tamanho, algumas se dividem e o núcleo esta deformado

 



Depois de falar com você sobre os resultados do papanicolau, seu medico pode sugerir alternativas para diagnosticar e tratar o problema. Se você tem uma infecção vaginal, provavelmente lhe receitara pomadas remédios ou ate mesmo os dois.


Para saber o tamanho da anormalidade o medico examinara o colo do útero com um instrumento de aumento chamado colposcópio e coletara algo de tecido. Dependendo da severidade é possível que necessite outro tratamento.



O colposcopio ajuda a diagnosticar.



Com o colposcopio, seu medico poderá ver as mudanças no cérvix. Uma vez localizadas, poderá estudar-las melhor. Seu medico também poderá usar o colposcopio para ver o progresso de sua condição. A colposcopia pode ser com biopsia ou não.



COMO SERA O EXAME?



Muitos médicos fazem o diagnostico e o tratamento no próprio consultório. A maioria se tarda entre 15 e 30 minutos. Durante o exame você poderá sentir um pequeno mal estar, depois poderá ter cólico e/ou uma pequena perda de sangue durante vários dias. No exame o medico abre a vagina com o especulo e com uma mini câmera analisa em uma tela a situação da vagina, e do colo do útero após aplica uma solução que distingue as partes afetadas do tecido, logo retira algumas amostras para caso de biopsia.


TRATAMENTOS

Inflamação moderada, seu medico podera receitar um remedio ou pomada para corrigir as mudanças celulares causados por algumas infecçoes vaginais.Após o tratamento será feito outro papanicolau para estar seguro que o cérvix está saudavel.




BIOPSIA PARA DIAGNOSTICAR A DOENÇA


Seu medico podera preferir uma BIOPSIA para estudar as celulas anormais do cervix. Durante a biopsia se coletara tecido suspeito para ser estudado no microscopio para descobrir sinais de cancer.





RASPAGEM DO COLO DO UTERO

Seu medico tambem podera fazer uma raspagem para descobrir problemas no canal cervical, para este exame se raspam celulas da parede do canal que serao estudadas no microscopio a procura de sinais de cancer, geralmente a raspagem e a biopsia se fazem juntas.



TRATAMENTOS PARA DESTRUIR ANORMALIDADES


Para destruir as celulas anormais seu medico podera usar temperaturas muito baixas para conhgelar as celulas, ou podera dissolve-las com raio laser.


TRATAMENTO PARA TIRAR ANORMALIDADES

Para tirar a maioria de todas as celulas anormais seu medico podera usar laser, ou outro instrumento para cortar. Em alguns casos se tira uma pequena parte de tecido em forma de cone com um procedimento chamado biopsia conica.

SE A BIOPSIA REVELA CANCER

Para saber que tao extenso esta a enfermidade, seu doutor podera ordenar outros exames, tambem poderia ser necessario tirar o utero (histerectomia). A severidade da doença, sua idade e o desejo de ter filhos influenciam no tratamento, e mesmo que lhe façam uma histerectomia se recomenta que siga revisando por toda a vida.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, ela é realmente importante para nós!!

Postar um comentário