TUDO SOBRE O DIU

Hoje vou falar sobre o DIU (Dispositivo Intra Uterino)

O DIU é uma pequena peça de plástico que se coloca no útero para impedir que uma mulher engravide.
O DIU impede que o esperma do homem chegue ao ovulo da mulher. O DIU contém cobre ou um hormonio para ajudar no seu funcionamento.



Existem dois tipos de DIU

HORMONAL: Que é um DIU que dura até 5 anos. Depois de uns meses, as mulheres tem menos mentruações, menstruações menos intensas que antes e com menos colicas. As menstruações podem inclusive desaparecer.

DE COBRE: Este pode-se usar por até 10 anos. As mulheres que usam esse DIU, podem ter menstruaçoes com fluxo mais intenso e tambem mais colicas, mas nenhum efeito nos hormonios.

Pergunte ao seu médico qual o DIU mais adequado para você.

QUAL É O GRAU DE EFETIVIDADE DO DIU?

O DIU é muito eficaz para previnir a gravidez. Só uma de cada 100 mulheres que usam o DIU durante um ano podem ficar gravidas.

COMO CONSIGO UM DIU?

Para isso você deve procurar um ginecologista. O médico pode colocar o DIU no seu útero em qualquer momento do mes, inclusive durante o periodo menstrual.

QUAIS AS VANTAGENS PARA AS MULHERES QUE USAM O DIU?

Uma vez que o DIU está colocado, a mulher não tem que fazer nada para evitar a gravidez. E o método pode ser usado sem que outras pessoas saibam.

QUAIS AS DESVANTAGENS DO USO DO DIU ?

Algumas mulheres tem colicas, fluxo e até dor nas costas durante alguns minutosou horas depois que colocam o DIU. Outras  mulheres tem fluxo mais intenso e colicas durante a menstruação, ao usar o DIU de cobre.

COMO SE COLOCA O DIU?

O medico usa um tubo plastico muito fino para insertar o DIU. Entra atraves da vagina e o colo do utero, na entrada do utero.
O DIU fica no utero, o medico tira o tubo. Se tarda alguns minutos, durante o procedimento de colocação a mulher pode sentir um certo incomodo ou ate um pouco de dor.


COMO FAZER COM QUE O DIU FUNCIONE PARA VOCÊ?

O DIU tem dois fios que você pode sentir, verifique o fio todos os meses para ter certeza de que o DIU esta no lugar correto, para isso introduza um dedo na sua vagina até que toque o fio.
Lembre-se: Você pode pedir aoseu medico que retire o DIU em qualquer momento.

EXISTEM PROBLEMAS COM O USO DO DIU?

O DIU não é retido pelo corpo de algumas mulheres. E as mulheres que usam o DIU hormonal podem ter dores de cabeça, mudança de humor ou sensibilidade nos seios. Esses problemas podem durar até 6 meses.


O DIU NÃO É O MELHOR METODO PARA TODAS AS MULHERES.

Fale com o seu medico sobre qualquer problema de saude que você tenha, por exemplo:

Se você teve alguma infecção no utero ou trompas  nos ultimos 3 meses.
Se tem fluxo menstrual por razoes desconhecidas.
Se tem cancer.

OBSERVE ESSES SINAIS DE ADVERTENCIA

Chame ao seu medico imediatamente se:

Sente que o fio esta mais curto ou comprido.
Se pode sentir o DIU saindo pelo colo do utero.
Se falta fluxo menstrual e você pensa que pode estar gravida.
Se tem colica ou fluxo intenso.
Se tem arrepios ou febre.
Se tem fluxo vaginal que não é normal.

22 comentários:

  1. ta mas na hora de manter relaçao cm o parceiro este fio nao encomoda?

    ResponderExcluir
  2. Ola anonimo, desculpa a demora, mas ando com a vida realmente de pernas pro ar, heheh... o que pode ocorrer na relacao sexual e dor, agora atrapalhar algo nao creio, o que talvez possa e sentir! abraco.

    ResponderExcluir
  3. NA HORA DA RELAÇÃO COM PARCEIRO , EM DETERMINADA POSIÇÃO PODE OCORRER SANGRAMENTO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anonimo, obrigado pela visita! Respondendo a sua pergunta, eu nao acredito que possa ocorrer sangramento ja que o DIU fica dentro do utero e na hora da relacao o utero sobe e a vagina tambem cede. Mas o mais recomendado e sempre consultar o ginecologista, pois qualquer sangramento fora do periodo deve ser investigado. Abracos!!

      Excluir
    2. uso odiu há 5anos não sinto nada, mais tenho medo de ti ralo,sera quedoi/

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Ludimila! Obrigado pela visita, mas respondendo a sua pergunta, como citado no texto, o Diu serve tanto para controle de natalidade, ou seja, anticoncepcional, como para ajudar no controle hormonal, ja o fiozinho serve para a mulher ter certeza verificando por ela mesma que o DIU esta no lugar correto

      Excluir
  5. Kolokei diu na sexta nao tenho dores e nada kando vai acabar a mestruaçao ta poukinha mas kando akaba...

    ResponderExcluir
  6. Oi anonimo, obrigado pela visita, sinceramente eu nao posso responder a sua pergunta, primeiramente pq eu nao sou medica, sou apenas uma mulher que adora absorver informacoes e compartilhar com quem desejar...O melhor seria voce ligar pro medico(a) que te atendeu. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Eu não mestruo desde que coloquei o DIU já fiz a transvaginal e ele está no local certo mais eu sinto muita colicá o que poderá ser?obrigada Chaiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chaiane, obrigado pela visita! Sinto muito nao poder tirar a tua duvida, nao sou medica e nunca tentei o DIU, uso outro metodo que se chama Essure, o melhor e mais recomendado é marcar um consulta com o ginecologista. Ninguem melhor que ele pra te responder!

      Excluir
  8. Olá eu coloquei o DIU faz uns 25 dias e desde então eu tenho tido um corrimento meio estranho e também tenho tido umas fisgadas e as vezes umas dores um pouco fortes la área sul, e eu tentei ter relação com meu marido e tive um pequeno sangramento mas não senti dor, isso é normal ?

    ResponderExcluir
  9. coloquei o diu a uns dois meses,quando bati a trans vaginal ele estava fora do lugar,não estou sentindo nada o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  10. Ola , tenho o DIU há 4 meses e na hora da relação sinto uma dorzinha bem de leve , sinto como se tivesse um parafuso desenroscando dentro de mim , depois do DIU dias antes da minha menstruação sinto bastante cólica na região do meu corte (tive um parto cesariano há 10 meses ) ainda por cima perdi totalmente a vontade de ter relação com meu parceiro , isso tudo que sinto é normal ??

    ResponderExcluir
  11. ola tenho 43 anos e uso o diu a nove anos,ele vai vencer agora em outubro,tenho que tira de imediato ou posso ficar com ele mais tempo.obrigado.

    ResponderExcluir
  12. ola tenho 43 anos e uso o diu a ja vai fazer 9 anos.vence agora em outubro,tenho que tira logo ou posso ficar com ele.se depois de vencindo posso engravidar.

    ResponderExcluir
  13. oi flor coloquei o diu já faz uns 3 dias ir não sei si posso ficar mim abaixado ou pegar peso o que vc achar.

    ResponderExcluir
  14. Oi coloquei o diu a 2 meses e no segundo mes nao menstruei e fui fazer ultrasao o diu sumiu e hoje minha barriga esta grande e sinto muito azia, ja fiz exame de gravidez e deu negativo e agora oq pode ter acontecido.

    ResponderExcluir
  15. Uso o DIU a 5 anos nao sentia nada quando menstruava ou ate mesmo nas relacoes com meu marido, semana passada fui fazer a ultra e ele esta fora do lugar, mas vou tira-lo e por outro, varias pessoas me falam que fulana engravidou com o DIU, eu uso a pouco mais de 5 anos e nao engravidei... sou adepta ao DIU e nao troco

    ResponderExcluir
  16. olá tive trombose a 2 anos atrás,portanto não posso engravidar, e coloquei diu a 4 meses, e agora me bateu um dúvida enorme por que muitos dizem q o Diu é abortivo,portanto gostaria de saber se ele realmente impede a fecundação do esperma ao óvulo ou se ele impede a fixação do óvulo no útero? Obrigada

    ResponderExcluir
  17. boa tarde,
    Hoje fui tirar o diu de cobre mas, quando ela tirou so saiu o fio e o diu ficou la dentro.o k devo fazer???
    obrigado

    ResponderExcluir
  18. fernanda Rodrigues8 de julho de 2014 17:26

    uso o diu a 3 anos e hoje meu marido reclamou que sentiu 3 fisgadas em seu p.... durante a relação, e ficou a marca de 3 pontinhos e muito dolorido, eu senti dor em baixo ventre, será q o diu saiu do lugar?

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião, ela é realmente importante para nós!!