Cuidado com os pés

Como ter pés bonitos? Os pés são verdadeiros fetiches.

Tanto para homens quanto as mulheres, são um elemento de atração fundamental em um casal. Com eles você faz e recebe carinho, cócegas e massagem.
E não é tudo. Apesar de serem pequenos, sustentam um peso muitas vezes superior ao deles. E são versáteis, pois além de dar firmeza e equilíbrio possibilitam a mobilidade do corpo. Pés bonitos são pés saudáveis. Como saúde e beleza requerem cuidados essenciais, veja algumas dicas praticas para que seus pés estejam sempre prontos a "pisar corações".

A importância do calçado - Para ter pés bonitos é preciso usar calçados confortáveis e adequados a cada situação. Também é aconselhável medir os pés antes de comprar um sapato. Embora a maioria das pessoas não tenha esse hábito, ele ajuda muito, pois os pés tendem a se alargar com o decorrer do tempo, para suportar melhor o peso do corpo. Veja aqui como se calçar para poder caminhar à vontade, sem ter cansar e magoar os pés:

O tipo de calçado - se você anda muito a pé durante o dia, escolha um sapato macio e gostoso, que não aperte em ponto algum. O calçado não pode ser apertado em largo, tem de ser confortável: os dedos não devem ficar comprimidos. É melhor comprar um par de sapatos bom e caro do que vários pares baratos. Além de ele durar mais, você se sentirá infinitamente melhor. Experimente comparar um dia em que usou um sapato justo, ou duro, com outro em que usou um calçado confortável. A diferença é significativa!

Os saltos altos - ao comprar sapatos de saltos altos, escolha saltos firmes, com os quais possa caminhar com desenvoltura. O tipo de salto mais confortável é o de "plataforma".
Sapatos de salto alto apertados ou que não dão firmeza ao corpo acarretam conseqüências desastrosas, como: pés tortos, tentando manter o equilíbrio; joelhos dobrados, também no intuito de ajudar o corpo a se equilibrar; esforço excessivo de toda a estrutura física, dos pés à cabeça, especialmente da coluna. O passo seguinte poderá ser dor nos pés, nos joelhos, na coluna ou na cabeça.

As sandálias - Cuidado com as sandálias. Como são usadas sem meias, têm de ser de material bom, que não machuque os pés. Se tiverem tiras muito fininhas, antes de comprá-las verifique se são macias e se não provocam atrito na pele. Não adianta comprar uma sandália maravilhosa que deixa seus pés em brasa e que você não vê a hora de arrancar dos pés. O ideal é aliar beleza a conforto.

A importância da sola - Você sabia que a sola é um dos elementos mais importantes de um caçado? Não só para fazer caminhadas, mas também no dia-a-dia, ela deve ser flexível. Isso é valido tanto para sapatos como para tênis, botos e sandálias.
As solas rígidas impedem o movimento natural dos pés. Qual o resultado disso? Cansaço e dores nas costas.

Os tênis - ao comprar um par de tênis, evite os de náilon, que esquentam muito e provocam a produção de suor; dê preferência aos de couro, courino, lona e tecidos acamurçados. E atenção à sola, pois os tênis devem ser o seu calçado mais confortável, uma vez que costumam ser usados em viagens, caminhadas e práticas esportivas.

Tire os sapatos - Um dos hábitos mais importantes para a saúde e a beleza dos pés é deixá-los respirar. Por isso, ao chegar em casa, tire os sapatos e as meias e calce chinelos ou fique descalça.
Sempre que possível, caminhe descalça, especialmente na praia e no campo. Além de massagear os pés com a caminhada, a areia, a água e a terra reenergizam o corpo. Você descarrega energia pela planta dos pés e se recarrega cm a energia da natureza.

Exercite os pés - para relaxar e ativar a energia dos pés, que são a base de nosso corpo.

Esfoliação - use um creme esfoliante pelo menos uma vez por semana, para remoção de células mortas e calosidades.

Hidratação - Depois do banho, espalhe um creme hidratante nos pés, uma hidratação constante deixa a pele mais elástica e jovem, evita ressecamentos e retarda a flacidez. Os cremes à base umectantes são absorvidos rapidamente pela pele e evitam as fissuras no calcanhar.

Unhas bem tratadas causam boa impressão. Corte-as, lixe-as e basta um esmalte incolor para ficar protegida e elegante.

Massagem - Se depois de um dia cheio, seus pés estão doendo ou inchados, faça uma massagem restauradora. Passe algumas gotas de óleo de amêndoas doces nas pernas e nos pés. Um gel com cânfora, muito refrescante é ideal para o verão.
Massageie as pernas com a mão inteiras, do joelho para baixo. Chegando aos pés, cuide dos dedos: estique-os um a um e depois gire-os para um lado e depois para o outro. Com os polegares faça uma massagem minuciosa na planta dos pés aperte os tornozelos, para relaxá-los. Passe a mão pelo peito dos pés e termine dando batidinhas em toda a área.
Uma massagem relaxante consiste em colocar bolinhas de gude no chão e rolar os pés sobre elas. Estimulante e ao mesmo tempo relaxante, essa massagem alivia as dores decorrentes do uso do salto alto. Na falta de bolinhas de gude, use bolinhas de tênis.

Se os pés estão inchados... Deite-se com as pernas elevadas e coloque um almofadão embaixo das pernas ou estique-as contra a parede.
Para evitar que os pés inchem, tome muito liquido (oito copos por dia) e alimente-se com pouco sal.

Grande parte da elegância de uma pessoa reside no modo de andar. Os pés são a base de tudo, por isso, se há uma parte do nosso corpo que merece cuidados e carinho, essa parte são os pés...

Procure por produtos de qualidade para o tratamento dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, ela é realmente importante para nós!!