DST

DST
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes.
As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte. O tratamento tem como principal objetivo interromper a cadeia de transmissão da enfermidade. O atendimento e o tratamento de DST são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. As DST são o principal fator facilitador da transmissão sexual do vírus da aids, pois feridas nos órgãos genitais favorecem a entrada do HIV.
O uso de preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão, tanto das DST quanto do vírus da aids. Outras formas de contágio Algumas DST também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez ou durante o parto. Podem provocar, assim, a interrupção espontânea da gravidez ou causar graves lesões ao feto. Outras DST podem também ser transmitidas por transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. (Fonte: www.aids.gov.br)

Entre elas estão:

sida ou aids (vírus HIV)
A SIDA, Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida é uma doença provocada pelo VIH, Vírus da ImunoDeficiência Humana .A SIDA é uma doença que causa alguns sintomas de mau estar durante as 2 a 4 semanas após a infecção mas que demora vários anos a enfraquecer e a actuar sobre o organismo humano, geralmente entre 10 a 15, variando de pessoa para pessoa, e durante esta fase o vírus vai aumentando em quantidade e o organismo ainda consegue repor os níveis de linfócitos. Por fim, quando o seropositivo já tem efectivamente SIDA começa a perder peso, a ter febre, anemia e outros sintomas graves, até que o organismo fica tão debilitado que doenças normalmente fáceis de serem destruídas pelo sistema imunitário levam à morte do ser humano.

HEPATITE B
A hepatite B é a par da SIDA a outra DST que pode provocar a morte. A hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B (VHB) e é a hepatite mais perigosa. É uma doença que ataca o fígado, criando cirroses hepáticas e podendo mesmo causar cancro no fígado. A hepatite demora algumas semanas a preparar o seu ataque, durante as quais o infectado pode ter dores de cabeça e no corpo, febre, cansaço, falta de apetite, passando a ter uma coloração amarela, comichão, urina escura e fazes claras quando a hepatite atacar. O VHB pode ser destruído pelo sistema imunológico em cerca 90% dos casos, tornando-se no entanto doença crónica em cerca de 10% e chegando mesmo a ser fatal em cerca de 1% dos casos. A maior parte dos danos sofridos durante a infecção acontecem devido à resposta do organismo, que tenta destruir as células infectadas. Também é de notar que a grande destruição e consequente regeneração das células do fígado devido à doença pode provocar cancro no fígado devido a erros na replicação do ADN durante esta fase de intensa actividade mitótica.

HERPES GENITAL
O herpes genital provoca uma infecção nas mucosas dos órgãos reprodutores feminino e masculino, mais concretamente na glande e prepúcio do pénis ou na vulva e na vagina, podendo ainda aparecer no ânus. Os primeiros sintomas iniciam-se em cerca de uma semana, por vezes menos, e entre os quais estão o aparecimento de comichão, dores, formigueiro, sensações seguidas do aparecimento de úlceras e vesículas (bolhas) que são cobertas com crostas alguns dias mais tarde, podendo mesmo deixar cicatriz. Esta úlceras podem ser bastante dolorosas, levando à dificuldade em urinar ou mesmo à dificuldade em andar nos indivíduos infectados. Pode causar impotência nos homens.Sendo uma DST viral e incurável, o indivíduo terá sempre herpes, que reaparecerá periodicamente provocando novamente lesões e dores.
O herpes transmite-se durante as relações sexuais, tanto em sexo vaginal como anal e oral. O herpes pode ser transmitido ao feto, o que pode ser perigoso visto as suas defesas serem fracas e como tal, o vírus pode causar danos ao nível da pele, articulações, fígado e pulmões (tais lesões também se aplicam a indivíduos enfraquecidos imunitariamente), apesar de tais fenómenos serem raros.

VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO
O VPH vive nas mucosas genitais, nomeadamente pénis, vagina, vulva e também no colo do útero. Este vírus causa dores intensas nas vias genitais, verrugas (denominadas condilomas) ao nível do pénis, ânus e vagina (podem aparecer ao nível da garganta), e pensa-se que está fortemente ligado ao cancro do colo do útero, algo bastante preocupante.

GONORREIA
A gonorreia é uma das mais graves DST que existem.Depois da bactéria entrar no organismo, segue-se um período de 2 a 7 dias (geralmente) durante o qual a esta se desenvolve. Os primeiros sintomas da gonorreia no homem são dores durante o acto de urinar assim como a secreção de algum pus. O homem passa então a ter uma vontade constante de urinar que vai piorando enquanto a doença avança pela uretra, o que faz inchar o meato urinário. Nas mulheres, o período de incubação é mais extenso, entre 7 a 21 dias geralmente, e durante os quais as mulheres não apresentam sintomas da doença. Geralmente, os homens são mais afectados pela gonorreia pois a maioria das mulheres sofre apenas de sintomas ligeiros, podendo no entanto sofrer de sintomas graves como infecções nos constituintes do sistema reprodutor, dor pélvica ou dor durante o acto de urinar, dores fortes durante o coito ou mesmo libertação de pus. A gonorreia, se não for tratada devidamente, pode também causar infertilidade nas mulheres e esterilidade nos homens, assim como doenças nas articulações, coração ou cérebro. A doença, se transmitida ao bebé pela mãe, pode-lhe causar cegueira. Mulheres e homens (homossexuais) que pratiquem sexo anal podem contrair gonorreia rectal, o que pode causar dor, mal-estar, secreções de pus e um tom avermelhado nas nádegas. Sexo oral conduz também à gonorreia na garganta, (faringite gonocócica) que provoca dores de garganta e mal-estar ao engolir.

SÍFILIS
A sífilis pode ser dividida em vários tipos em função do seu estado de evolução ou da sua transmissão: sífilis primária, secundária, terciária, latente e congénita. Depois da infecção há um período de incubação que varia de 10 a 90 dias, sendo em média cerca de 21 dias. Depois desta fase aparecem umas feridas (sifilomas) na vulva, clitóris, à volta do meato urinário, no ânus, boca, colo do útero (cérvix) e no pénis, mais propriamente no prepúcio. Estas feridas demoram 2 a 6 semanas a cicatrizar e apesar de não sangrarem, excretam um líquido altamente infeccioso (se forem tocadas). Apesar do seu mau aspecto, são indolores, o que leva muitas vezes à ignoração das mesmas. Quando cicatrizam, termina a fase primária. Depois desta fase vem a fase secundária, na qual depois do desaparecimento das feridas (3 a 6 semanas) começam a aparecer erupções cutâneas, perda de cabelo em tufos, manchas brancas no céu da boca e na língua, febre, mal-estar, garganta dorida, perda de peso, anemia, vómitos e até mesmo anorexia. Durante essa fase grande parte dos doentes fica com úlceras na boca, os olho podem inflamar, assim como as articulações (este processo pode ser muito doloroso). A sífilis pode também causar nesta fase inflamações nos rins e fígado e pode ainda atacar o cérebro, provocando dores de cabeça, rigidez na nuca e ocasionalmente surdez. Podem ainda aparecerem uma espécie de condilomas lisos na vulva da mulher ou no ânus de ambos os sexos. A sífilis pode ser tratada durante qualquer altura destas 2 fases. Depois, se não for tratada, a sífilis para o seu ataque durante cerca de 1 ano (habitualmente), se bem que pode não se manifestar durante 10 a 20 anos. Durante esta fase, a sífilis pode atacar ossos, o que será doloroso, e pode ainda (estes são os efeitos mais perigosos) criar perturbações no sistema nervoso e no sistema circulatório, chegando mesmo a criar um aneurisma da artéria aorta, que poderá levar a um ataque cardíaco no futuro. Nesta fase a sífilis não é mais contagiosa.

CLAMÍDIA
A clamídia manifesta-se cerca de 1 a 3 semanas depois do contágio e pode ter vários sintomas, de entre os quais o aparecimento de dor no baixo ventre, vontade frequente de urinar, corrimento vaginal causado pelo inflamação no colo do útero, dor durante as relações sexuais, menstruação com hemorragias abundantes e irritação nos olhos. Nos homens, há também a libertação de uma secreção uretral transparente e fluído, dor ao urinar e nos testículos e também, tal como nas mulheres, irritação nos olhos casos estes estejam infectados. Caso não seja tratada, a clamídia pode provocar infertilidade e esterilidade, dores pélvicas crónicas (nas mulheres), assim como pode originar reumatismo, apendicite e a doença inflamatória pélvica nas mulheres (inchaço nas trompas de Falópio que pode originar infertilidade) e pode criar perturbações no feto, nomeadamente um nascimento prematuro, cegueira, artrite e meningite.

ÚLCERA MOLE VENÉREA
Os sintomas da úlcera mole manifestam-se entre 3 a 7 dias depois do indivíduo ser infectado (normalmente uma semana, mas pode chegar a duas) e quando esta começa a actuar o indivíduo começa a desenvolver pequenas bolhas com pus (que provocam bastante dor) nos órgãos reprodutores e à volta do anus. Depois, estas bolhas rompem, formando úlceras que podem aumentar de tamanho e unir-se. Os gânglios linfáticos da virilha podem criar um abcesso com acumulação de pus e pele muito vermelha e brilhante que se pode rasgar, libertando o pus.A úlcera mole venérea é uma doença que se transmite apenas durante as relações sexuais.

TRICOMONÍASE
A tricomoníase infecta nos homens a uretra, próstata e bexiga, mas raramente tal acontece. Quando isto acontece, uma secreção similar a pus pode ser libertada pela uretra e também podem precisar de urinar mais frequentemente (e tal acto pode tornar-se doloroso). O epidídimo também pode ser afectado.
Nas mulheres a infecção provoca a secreção de um líquido de cor verde-amarelada com cheiro intenso proveniente da vagina, a vulva pode ficar irritada e com ardor causando comichão, dor durante o coito, e esta pode mesmo infectar e inflamar (incluindo os lábios).
A tricomoníase pode ser contraída durante as relações sexuais e por contacto com roupas e toalhas infectadas com o protozoário.

PEDICULOSE PÚBICA
Quando estes piolhos infectam nomeadamente as zonas púbicas (também podem infectar o cabelo), estes “chatos” começam a alimentar-se de sangue humano e a reproduzir-se, deixando nas zonas infectadas ovos e larvas, e além disso, podem viver até 30 dias, sempre a reproduzir-se e a alimentar-se. Como principais sintomas temos um ardor e uma comichão intensas nas zonas afectadas, assim como lesões na pele e picadelas semelhantes às dos mosquitos nas zonas afectadas.
A pediculose pública pode ser transmitida por contacto sexual entre as zonas afectadas, contacto entre roupa ou toalhas de pessoas infectadas e também devido à falta de higiene (está será talvez a principal causa do aparecimento dos parasitas).

ESCABIOSE
A escabiose, mais conhecida como sarna, é também uma ela DST, por sinal bastante incómoda. Esta doença tem como agente infeccioso o ácaro Sarcoptes scabiei. A escabiose caracteriza-se por uma comichão intensa, assim como pequenas feridas avermelhadas provocadas pelos parasitas que se forem coçadas formam crostas.

CANDIDÍASE
Esta doença afecta mais as mulheres que os homens, principalmente quando estas tomam medicamentos e antibióticos que alteram as condições da vagina (nomeadamente diminuição da sua acidez), o que provoca a infecção. Nas mulheres os principais sintomas são secreção de uma espécie de pus, irritação e inflamação na vagina e vulva que pode mesmo gretar ou a ficar coberta com uma substância parecida com queijo branco. Já no homem a glande e o prepúcio podem irritar-se, provocando dor durante o coito ou quando este urina, pode libertar um secreção, pode ficar com pequenas úlceras na extremidade do pénis com crostas que podem estar cobertas com a substância similar a queijo branco.
(Fonte: www.notapositiva.com veja os tratamentos e mais explicações no site fonte)
Bom pessoal aí ficou a dica enão esqueçam, sempre use camisinha em qualquer relação de risco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, ela é realmente importante para nós!!